Eventos

Jul 14 2014

CFR de 12/07/2014

Encontro do Conselho Regional Espírita da 14ª URE/FEC – Julho de 2014.

Dirigentes de 16 casas espíritas da 14ª União Regional Espírita (URE) reuniram-se na manhã do dia 12 de julho de 2014 para reunião ordinária do Conselho Federativo Regional (CFR). Conforme convocação prévia, o Conselho reuniu-se às 09 horas no Centro Espírita Leocádio José Correa, situado no bairro Estreito.

Inicialmente, o presidente da 14ª URE, Paulo Silveira, indicou a todos a leitura de artigo constante na revista O Reformador, publicada pela Federação Espírita Brasileira, do mês de junho/2014, intitulado A responsabilidade do dirigente de uma instituição espírita. A vice-presidente, Solange, sugeriu também a leitura do livro Amanhecer de uma Nova Era, de autoria de Divaldo Pereira Franco e Manoel Philomeno de Miranda (Espírito), que trata do momento atual do planeta, as instituições espíritas nesse contexto e o atendimento da Espiritualidade Benfeitora a Casas Espíritas em dificuldades.

Dentre as principais deliberações, esteve a destinação de parte dos recursos alcançados pela 14ª URE para a Federação Espírita Catarinense, objetivando colaborar com a manutenção de nossa federativa, que se encontra momentaneamente em dificuldades financeiras. O valor fixado foi de uma anuidade, podendo ser ampliado para até 50% dos recursos obtidos com os eventos realizados. O Presidente, Paulo Silveira, trouxe várias considerações apresentadas no Encontro Macrorregional Leste assim como no CONSELHO FEDERATIVO ESTADUAL, sensibilizando os presentes para a necessidade de sermos mais participativos na colaboração à FEC.

Paulo aproveitou o assunto para solicitar o auxílio das Casas federadas no sentido de darem preferência à Distribuidora da FEC na aquisição de livros, já que esse setor é o que mais contribui na manutenção financeira da federativa.

Também foi deliberada favoravelmente a antecipação do EVENTO ANUAL DE CARÁTER DOUTRINÁRIO, antes agendado para 26 de outubro, com vista ao acolhimento da oferta de seminário de Haroldo Dutra Dias no dia 27 de setembro, no Hotel Cambirela. A divulgação oficial será brevemente iniciada.

Foi realizada também a entrega dos coletes e crachás aos representantes das instituições a que pertencem os novos voluntários que se integraram ao grupo de atendentes do Projeto O Consolador, realizado no Hospital Regional de São José.

A Irmã Solange do Carmo (vice-presidente e dirigente do DeDou) fez a apresentação/lançamento da Série CONHECENDO O CENTRO ESPIRITA – lançada neste CFR. Foram distribuídos kits com o material da série, contendo 11 jogos com 10 panfletos que trazem informações sobre atividades desenvolvidas nos Centros Espíritas, visando esclarecer o público leigo/freqüentador de nossas instituições. Todos os panfletos distribuídos estão disponíveis no sítio da 14ª URE/FEC para serem baixados e reproduzidos pelas instituições interessadas. Cada kit foi acompanhado de 15 exemplares do opúsculo DEPOIS DO SUICÍDIO, oferecidos pelo Grupo Espírita A CAMINHO DA LUZ.

Neste primeiro momento foram produzidos e distribuídos os seguintes panfletos:

Saiba o que é: clique 

  1. A ADMINISTRAÇÃO E O CENTRO ESPÍRITA
  2. ÁGUA FLUIDIFICADA
  3. ATENDIMENTO OU DIÁLOGO FRATERNO
  4. ATENDIMENTO PELO PASSE
  5. ATIVIDADE DE IRRADIAÇÃO
  6. DEPARTAMENTO DA MEDIUNIDADE - DMED
  7. DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO ESPIRITUAL - DAE
  8. EVANGELIZAÇÃO DA FAMÍLIA, INFÂNCIA E JUVENTUDE
  9. GRUPO DE ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA
  10. REUNIÃO DO EVANGELHO NO LAR
  11. SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA - SAPSE

Foi noticiada a realização da 2ª feira do Livro Espírita, que deverá acontecer no mês de novembro, nos dias 29 e 30, já que a 1ª feira foi considerada um sucesso de vendas (a preço de custo) e de comparecimento, visando unicamente a divulgação da doutrina. Nesse aspecto também foi anunciada a realização do ENCONTRO ANUAL DO LIVRO que acontecerá, como nos anos anteriores, no Albardão, em Palhoça, na casa do diretor do Setor do Livro, GEOLAR, com divulgação iniciando em breve.

Sendo este um ano de pleito nas UREs, o Presidente, Paulo Silveira, fez a apresentação de material visando promover reflexões sobre a sucessão da atual diretoria por outra que será eleita em novembro em regime de votação eletrônica virtual. Paulo fez esclarecimentos importantes sobre as atividades desenvolvidas, as conquistas e as necessidades do movimento regional que ora preside. Desde já pontuou que está encerrando esta segunda gestão e que não concorrerá a novo pleito, a fim de haver a natural substituição da presidência, entendendo que esta é uma necessidade do movimento regional.

Dada a importância do assunto, os presidentes e representantes das Casas presentes solicitaram que seja convocado outro CFR, em caráter extraordinário, para que sejam trazidas novas reflexões e que o assunto seja amplamente esclarecido e conversado, para que não se percam as conquistas alcançadas pelo atual conjunto das 24 casas federadas da 14ª URE/FEC.

 

 
Categoria pai: URE14