Eventos

Jul 16 2014

Relatório da Comissão Regional Leste de 2014

Relatório da Comissão Regional Leste de 2014

 

Aconteceu no dia 31 de maio de 2014 o Encontro da Comissão Regional Leste, que reuniu a Diretoria da Federação Espírita Catarinense com as duas Uniões Regionais do Leste Catarinense, a 1ª e a 14ª UREs/FEC.

No Encontro estiveram presentes o Presidente de Federação Espírita Catarinense, o Sr. Olenyr Teixeira, a Vice-Presidente de Administração: Mara Rubia Santana Muller, o Vice- Presidente de Educação e Difusão: Luiz Antonio Maciel Brescovites, o Vice- Presidente de Cultura e Ciência: Paulo Ricardo Castilhos Feil, a Vice- Presidente de Estudo e Prática da Mediunidade: Nélida Esthér Fregossi Gonzales e o Vice- Presidente de Assistência Social: Helder Boska de Moraes Sarmento.

A 1ª URE/FEC estava representada pelo seu presidente, o Sr. Paulo Martins Azevedo e a 14ª URE/FEC pelo Sr. Paulo Roberto Pinho da Silveira. Além dos presidentes da URE´s também estiveram presentes as diretorias das URE´s, vários presidentes de instituições Espíritas da 1ª e 14ªs URE´s, bem como dirigentes de departamentos e setores das Casas Federadas.

Todos os departamentos da 14ª URE/FEC estavam representados: Administração: Daniela Rodrigues, Assistência e Promoção Social – DAPSE: Solange Brasil, Atendimento Espiritual: Inara Schultz, Difusão: Edison Vitor Faccin, Educação da Família Infância e Juventude: Ana Lucia e José Francisco dos Santos Neto, Estudo e Divulgação Doutrinária: Solange Brasil e Mediunidade: Rita de Cássia Veríssimo e Sônia Terezinha da Silva de Souza.

Foi um evento exemplar, principiando pela organização, participação e representatividade que o evento apresentou.

O evento aconteceu no Lar de Zulma, sito a rua Irineu Bornhausen, 119, em São José, Santa Catarina, na área geográfica da 14ª URE/FEC, URE anfitriã do evento. O lar de Zulma é uma instituição mantida pelo Centro Espírita Tereza de Jesus, que foi previamente organizado para acolhimento do evento em seus vários ambientes.

Graças ao amplo espaço oferecido, o evento pode contar com o conforto de ambientes isolados para as oficinas que foram oferecidas aos participantes, nos dois períodos em que o evento aconteceu.

Foram realizadas oficinas: Atendimento Espiritual, DIJE, ESDE, Artes, Exposição Doutrinaria e Mediunidade.

No período da manhã aconteceu o Encontro da Comissão Regional Leste, que contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas, todas devidamente identificadas com crachás indicando o nome e a instituição de origem, o que facilitou o aspecto confraternizativo do evento.

O evento teve início com a condução da Vice-presidente de administração, Mara Santana, com a apresentação de vídeo institucional, e a abertura do evento pelo presidente da 1ª URE, Paulo Martins Azevedo.

O Presidente da FEC Olenyr Teixeira fez a prece de abertura rogando o amparo e a inspiração de Jesus e dos guias e mentores do Movimento regional após a qual proferiu a preleção inicial norteando o evento pela sua importância e seus objetivos.

A Irmã Mara fez a apresentação dos vice-presidentes presentes e passou a orientação para a organização dos presentes, seareiros das casas participantes, que fossem integrar as oficinas oferecidas para acompanharem os irmãos que conduziriam as oficinas.

Em seguida a palavra foi entregue ao presidente da URE anfitriã, Paulo Pinho que solicitou que os irmãos, presidentes e diretores das casas da 14ª URE/FEC ficassem de pé para todos poderem ter uma ideia da quantidade de irmãos presentes, e assim o fizeram sendo aplaudidos/ovacionados por todos os presentes, dada a expressiva quantidade de irmãos. Paulo deu as boas vindas aos presentes, tecendo considerações sobre a importância do evento.

O Presidente da 1ªURE falou em seguida, também solicitando aos irmãos da 1ª URE/FEC presentes que se apresentassem ficando de pé no que foram também ovacionados por todos os presentes e, após breve preleção, a palavra foi devolvida para a Irmã Mara Santana que fez a apresentação das diretrizes a serem seguidas pela FEC na elaboração do planejamento das atividades para 2015, levando em consideração, ainda, as propostas apresentadas pelas Casas e pelas UREs na comissão Regional de 2013.

Paulo Pinho fez convite aos presentes para se manifestarem sobre o que ouviram e viram, também sobre as suas experiências na seara espírita.

Leandro Ramos, Presidente do CE Tereza de Jesus e Diretor no Lar de Zulma, dando as boas vindas aos presentes, fez seu depoimento baseado da experiência do Lar de Zulma na questão do assistencialismo espírita, pontuando a experiência adquirida pela casa  ao longo dos anos, o que culminou com a profissionalização dos atendimentos, mesmo porque, já é no presente, uma exigência legal.

Outros irmãos também tomando a palavra teceram amplas considerações sobre os desafios e soluções das casas espíritas, também propondo questões aos vice-presidentes presentes, especialmente sobre o calendário de eventos da FEC, momento em que foi ressaltada a importância do curso de formação de expositores.

Luiz Brescovites, vice-presidente de educação e difusão, deu vários pareceres sobre aspectos, diretrizes da exposição doutrinária destacando o processo de organização e planejamento que está sendo elaborado com base em experiências já consolidadas, especialmente as da 14ª URE na elaboração da escala de palestras, que tem servido como ferramenta de integração entre as casas federadas de uma mesma região.

Várias outras considerações, entre depoimentos de experiências, desafios enfrentados e superados, propostas para a melhoria do movimento federados, solicitação de esclarecimentos, etc, foram apresentados durante todo o debate que se seguiu, enquanto as oficinas aconteciam nas salas do pavimento superior do salão principal e nas dependências do CE Tereza de Jesus.

O Irmão Paulo da 1ªURE fez a apresentação da organização e das atividades principais da 1ª URE/FEC.

A apresentação básica da 14ª URE/FEC, em seus aspectos territoriais e em quantidade de casas foi feita pelo presidente Paulo Pinho, que elencou as principais atividades desenvolvidas pelos departamentos da URE com base no planejamento elaborado no início da gestão. Destacou, também, que a 14ª URE/FEC, mantém O Projeto O Consolador, junto ao hospital Regional de São José, com 4 (quatro) palestras semanais mais o passe, com ampla participação das casas federadas, e que terá no próximo final de semana (08/06 - domingo) o segundo treinamento para novos voluntários para o Projeto.

- As visitas fraternas que acontecem periodicamente junto às casas federadas.

- O evento anual do Livro (com a participação da 1ª URE), promovida pelo Setor do Livro da 14ª URE/FEC no Albardão em Palhoça (Casa do Geolar).

- A 1ª feira do Livro Espírita ocorrida em 31 de março de 2014, no parque de Coqueiros, com ampla participação das casas federadas e da comunidade, com a venda de mais de 360 obras. Já está programada uma segunda edição para o mês de novembro de 2014.

Mara Santana, retomando a palavra fez o encaminhamento para o painel seguinte, em que o Irmão Gelcio Weiss expôs sobre a importância da utilização de ferramentas de planejamento organizacional no Movimento Espírita, especialmente no âmbito federativo. Gelcio constatou que a maioria dos Centros Espíritas, das URE e também a própria FEC costuma simplificar o ato de planejar na elaboração do calendário anual de atividades. Expôs que a VPA fez um levantamento situacional dos calendários regionais e identificou, ainda, que há regiões que sequer definem o calendário, há atividades simultâneas (choque de datas regionais entre si e/ou com as datas da FEC) e há excesso de atividades. Vislumbrando novas perspectivas quanto a esse assunto, Gelcio informou que a VPA já tem elaborado um planejamento que contempla o Plano de Trabalho Nacional 2013/2014, o plano de trabalho da atual diretoria da FEC (que foi objeto de divulgação por ocasião da eleição da mesma) e as premissas preliminares do planejamento estratégico elaborado pela FEC na gestão anterior. Para aprimorar esse documento e difundir a prática do planejamento, Gelcio pretende reunir-se com os representantes das URE’s a fim de elaborar metodologia e prazos que as necessidades e peculiaridades regionais e as ações estaduais requerem.

Olenyr fez a campanha para buscar novos mantenedores para a FEC e teceu  as considerações finais, passando a palavra para o Presidente da 14ª URE/FEC, que fez a prece de encerramento do evento matutino.

 

 

 

Categoria pai: URE14