Antônio de Pádua (CE)

Jun 22 2014

CEAP comemora 66 anos

No próximo dia 27 de junho, o CEAP comemora 66 anos de fundação. A seguir breve histórico.

Juvêncio de Araújo Figueredo, patrono da casa, era médium de cura muito procurado em Coqueiros, onde residia. Araújo foi amigo de Cruz e Sousa, poeta reconhecido nacionalmente, considerado o “príncipe dos poetas catarinenses”.

Segundo nos relata o irmão Márcio Araújo no livro “A surpreendente Mediunidade de Araújo Figueredo”. Figueredo e um grupo de amigos fundam o Centro Espírita Templo de Amor e Caridade, sob a presidência de Manoel dos Santos Lostada. Este Centro foi transferido para a capital em 1914 e deve ter existido até algum tempo após a desencarnação de Araújo Figueredo em 1927.

Neste mesmo livro é relatado que a Sra. Jacira conta que havia um grupo de espíritas que se reuniam esporadicamente em Coqueiros, do qual fazia parte um dos colaboradores de Araújo Figueredo, Sr. Silvino Rodrigues da Silva. Este grupo passou a adotar o nome de Redil Espírita Juvêncio de Araújo Figueredo em 22/09/1946.

O Sr. Domingos de Freitas Noronha, destacado médium e seareiro espírita, que já havia fundado um Centro Espírita na Ilha e sabedor das atividades desse grupo, informa aos seus componentes que recebeu através de seu guia espiritual, Juvêncio de Araújo Figueredo, uma mensagem mediúnica na qual ele comunicou a necessidade de se “refundar” o Centro que existira tempos atrás, ali mesmo, no bairro do protetor espiritual.

Foi assim que, por inspiração desse elevado espírito, vem a ser fundado o Centro Espírita Antônio de Pádua, sob a Presidência de seu filho Antônio de Araújo Figueredo, passando a funcionar na sala de visitas do Sr. Lauro e Dona Rosa. Em 1953 o casal decide doar a sua residência para o Centro. Sendo oficializada a doação,o Centro é filiado a FEC- Federação Espírita Catarinense em 27/06/1954.

De 1948 a 1950 o Centro recebeu o nome de Centro Espírita Santo Antônio de Pádua; de 1950 a 1971, Centro Espírita Antônio de Pádua e Juvêncio de Araujo Figueredo e de 1971 até os dias atuais, Centro Espírita Antônio de Pádua.

Foram presidentes desta Casa até a presente data: Antônio de Araújo Figueiredo; Domingos de Freitas Noronha; João Jorge Amaral – presidente interino substitui o Sr. Noronha que se afasta por estar com idade avançada; João Batista Rodrigues; João Jorge Amaral; AníbalClímaco Filho; Avelino Alcebíades Alves; Loutarino França Weber; Jandira Amaral  Souza; Paulo Roberto Pinho da Silveira; Cláudio Beck; Gloria Stella Silva Campos; Helena Maria de Oliveira Beck; Lília da Paixão Frony; Artur Beck Neto; sendo o atual presidente  Ajôr Jorge Chierighini.

Nos dias de hoje, nossa Casa desenvolve atividades voltadas às exposições doutrinárias e passes, nas 2ªs-feiras 20 horas, 3ªs-feiras 15:00, 5ªs-feiras 20:00 e sábados às 19:00 horas; estudos nas 2ªs-feiras às 20 horas, 3ªs-feiras às 16 e 5ªs-feiras, às 19:30 e 20:00 horas. Paralelamente a estas atividades é prestado o atendimento fraterno.

Os adolescentes acima de 13 anos, têm dia especial de estudos, nas 2ªs-feiras às 19:45 horas e a turma infanto-juvenil até 13 anos, com atividades específicas às 5ªs feiras, também às 19:45 horas.

O Departamento de Assistencial Social, às 4ªs-feiras, desenvolve atividades de artesanato com senhoras, sendo que seus filhos recebem a atenção de duas voluntárias. No meio da tarde é serviço saboroso lanche, em momento de confraternização. Às senhoras assistidas são destinadas as roupas doadas pelos frequentadores.

Dispomos de Biblioteca, atendendo nos horários de palestras, com as mais importantes e número expressivo de obras espíritas para empréstimo aos frequentadores.

Atualmente, contamos com 170 associados, sendo que 100 contribuem mensalmente, auxiliando na manutenção das necessidades básicas da casa. Ressalta-se a importância para que as pessoas se associem, para criarem raízes e para fortalecer o Movimento Espírita, afinal, a nossa Casa é o local onde buscamos esclarecimento, consolo para nossas aflições e a nossa harmonização no bem.

Venha conhecer o Centro Espírita Antônio de Pádua, Rua Eng. Max de Souza, nº 1.138, Coqueiros, Florianópolis – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., blog: ceapfpolis.wordpress.com – fb.com/ceapfpolis

Mapas

Mapas de localização das Casas Espíritas na Região da 14ªURE